Big data
Posted on / by Luisa Pimenta / in Marketing

O que é Big Data e qual sua importância no marketing?

Marketing digital e Big Data: entenda como essa parceria pode transformar os resultados da sua empresa!

Na era da transformação digital, o Big Data é fundamental para o sucesso do marketing das organizações. De acordo com o artigo “Why data and analytics are key to digital transformation” publicado pela consultoria Gartner, em 2022, 90% das empresas utilizarão o Big Data para obter informações estratégicas.

Neste artigo, explicaremos a importância do Big Data. Abordaremos também qual é a relação desse conceito com o marketing digital. Acompanhe os próximos tópicos!

Qual é a importância do Big Data para o seu negócio?

Big Data é um conjunto de técnicas e informações estruturadas e não estruturadas que se encontram nos bancos de dados de empresas e servidores. Em outras palavras, esse conceito abrange informações que podem ser acessadas em toda a rede mundial de computadores.

Esses dados são verdadeiras “joias” para as organizações, pois revelam detalhes sobre o perfil dos consumidores. Sendo assim, ao coletar, analisar e armazenar essas informações, as marcas constroem um “arsenal” de táticas que são essenciais para o seu marketing digital.

Em vista disso, as empresas atingem a pessoa certa com a mensagem ideal no momento em que ela mais precisa da informação, produto ou serviço. Parece mágica, mas como dito, é um processo que envolve tecnologia e interpretação de grandes volumes de dados.

Como o marketing digital utiliza o Big Data?

O Big Data tem cinco pilares essenciais para a estrutura do marketing digital baseado em dados. São eles:

  1. Volume: quantidade de dados gerados por consumidores
  2. Velocidade: monitoramento em tempo real das informações
  3. Variedade: análise de diferentes formatos de dados
  4. Variabilidade: estudo das variáveis vindas com as interações dos usuários
  5. Vínculo: conexão e correlação entre os dados

Esses pilares do Big Data também são chamados de 5 Vs. Se percebemos bem, notaremos que cada um deles torna possível o aumento da eficiência do marketing digital. Vejamos alguns dos benefícios mais notórios.

Personalização da experiência do consumidor

O conceito de employer experience (experiência do consumidor) é uma cartada de mestre das grandes marcas. Quando bem implantado, esse conceito faz o cliente se sentir especial durante o processo de compra. Mas o que tem a ver o Big Data com o employer experience? Tudo!

Afinal, como oferecer uma experiência marcante para um cliente sem saber o que realmente o encanta? Isso só é possível por meio da coleta de dados que revelem as necessidades, desejos e preferências do consumidor.

Em seguida, monta-se uma estratégia de marketing digital que atrairá o cliente para o funil de vendas da empresa. O resultado será o engajamento e a fidelização. Sem falar da propaganda que ele fará da marca com os amigos e parentes, gerando mais visibilidade para a empresa.

Precificação assertiva

A precificação de produtos e serviços está intimamente ligada com o sucesso do marketing digital da empresa. Quando essa prática não é bem planejada, a competitividade da marca é seriamente prejudicada. Embora o Big Data seja muito aplicado ao estudo do perfil de consumidores, ele é usado também para o benchmarking (avaliação de boas práticas da concorrência).

Ao analisar dados de empresas do mesmo nicho de mercado, a marca consegue entender a média de preços praticada e a resposta dos consumidores diante desses valores. Então, os gestores fazem uma precificação estratégica de produtos e serviços para atrair os clientes durante as campanhas de marketing digital.

Potencialização das estratégias

Potencializar e aprimorar as estratégias de marketing digital é algo a ser feito de forma contínua, pois o comportamento do consumidor muda a todo o instante. Sendo assim, o Big Data deve fazer parte de todo processo do marketing digital.

Pode não ser fácil implantar uma estratégia de marketing baseada em dados. Por isso, muitas empresas decidem contratar uma agência especializada, como a 8DPro. Com a ajuda de uma equipe especializada, a 8DPro apresenta as melhores soluções para a atração e retenção de clientes.

Isso é possível por meio de uma análise minuciosa de dados com o auxílio de ferramentas tecnológicas. Dessa forma, a empresa aumenta a sua visibilidade e competitividade no mercado em que atua, além de obter um marketing digital muito eficiente.

Enfim, o Big Data é uma forte tendência que promete permanecer nos anos à frente. Cabe às empresas se adaptarem a esse conceito, sem demora. Afinal, a sobrevivência das marcas dependerá da sua capacidade de analisar dados.

Quer usar o Big Data no marketing digital da sua empresa? Deseja que a sua marca tenha uma forte presença digital? 

 Juntos, levaremos a sua marca para o coração dos consumidores!

Deixe uma resposta