musica-no-instagram
Posted on / by Julia Lopes / in Marketing

Não consegue mais colocar música na sua conta do Instagram? Entenda o que aconteceu.

Muitos usuários do Instagram se deram conta que a função de colocar stickers de música em seus posts tanto de stories quanto reels desapareceu. Se você teve sua conta afetada e busca compreender o que houve, leia este artigo.

Desde semana passada usuários de contas comerciais no Instagram vem se pronunciando sobre a função música que sumiu sem dar avisos. A 8DPro veio aqui explicar porque isso tem acontecido. Para entender precisamos começar falando sobre direitos autorais.

Direitos autorais no Instagram

A política dos direitos autorais garante que as gravadoras tenham remuneração pelo uso de suas músicas e artistas. Essa é uma briga antiga que o Instagram enfrentou quando lançou a ferramenta incrível que é o sticker de música nos stories.

Na época foi conquistado um acordo entre as gravadoras e o Instagram onde os argumentos utilizados foram:

1- O Instagram usaria as músicas sem intenções comerciais, ou seja, sem monetizar esse uso

2 – As gravadoras iriam se beneficiar do alcance trazido pros artistas pelas ferramentas

Se o acordo foi feito visando o uso não comercial, como as contas comerciais do Instagram poderiam usar o sticker sem vincular sua imagem aos artistas das grandes gravadoras? A resposta para essa pergunta vem a seguir.

Contas comerciais e o sticker de Música 

Algumas contas comerciais receberam a opção de fazer o uso do Sticker de música e estavam usando livremente, enquanto alguns usuários perceberam que não possuíam tal opção. Por isso, surgiu a teoria de que essa função estava ainda em fase de testes. 

Essa teoria foi derrubada na semana passada, quando algumas contas começaram a receber uma notificação onde o Instagram afirmava que na realidade a função teria sido atribuída às contas comerciais por algum engano ou bug.

Portanto, se você faz uso de uma conta tipo Business no Instagram, saiba que a opção de música no stories não será mais utilizável (caso a sua ainda não tenha sido desativada).

Quero continuar usando o Sticker na minha conta do Instagram

Caso você queira ainda continuar usando o sticker terá que abrir mão da conta business. Mas a 8DPro não recomenda fazer tal troca se você é dono de alguma Empresa ou prestadora de serviços. 

A conta Business do Instagram traz diversas vantagens para sua conta profissional, entre as mais importantes destacam-se as métricas. Os Insights e análises que o Instagram trazem para conta comercial irão te auxiliar na criação e adaptação de suas estratégias de Marketing. 

Se esse não é o seu caso e você usa o Instagram como influenciador, por exemplo, pode alternar também para a conta de tipo “criador”. Ideal para pessoas que buscam engajamento mas não estão associadas a empresas ou produtos.

Tipos de Contas no Instagram

Existem atualmente três tipos de contas no Instagram. Cada uma tem prós e contras e possui um objetivo específico. 

– Conta Pessoal: Tipo de conta para pessoa física, que não tem propósitos comerciais ou pretensão de monetização. O nível mais básico de conta do Instagram, claro que com menos funções, porém possibilita o uso do Sticker de Músicas caso siga as diretrizes da conta.

– Conta Criador: Conta própria para produtores de conteúdo que buscam engajamento e parcerias. Próprio para influencers e te dá acesso ao estúdio criador.

Conta Comercial: Conta feita para que empresas e negócios se comuniquem e interajam com seus clientes. Traz informações importantes para suas estratégias de Marketing e te permite entender quais conteúdos estão trazendo maior engajamento ao seu perfil. 

Dica 8dPro: Fique sempre atento às diretrizes do Instagram e não tente enganar a rede social. Contas comerciais que insistiram em outras formas de colocar músicas em seus stories foram bloqueadas ou até mesmo banidas.

Procurando maiores resultados em suas redes sociais e uma estratégia de Marketing pro seu negócio? Fale com um especialista 8DPro, ficaremos felizes em conhecer seu negócio.

Tags:

Deixe uma resposta