
A influência da tecnologia no Marketing
Ser uma pessoa antenada em tecnologia pode até te ajudar a se aventurar no mundo do marketing digital, mas isso não é suficiente para que sua empresa se destaque no mercado. Veja como usar a tecnologia no marketing ao seu favor e quais os impactos positivos e negativos de estar conectado.
Tecnologia é o termo que, com base no conhecimento técnico e científico sobre um determinado assunto, desenvolve a transformação no uso de ferramentas e processos. Enquanto isso, o marketing é a capacidade de entender, explorar, e gerar valor para satisfazer as necessidades de mercado.
O uso da tecnologia no marketing, principalmente quando falamos de ferramentas e recursos, vêm se resignificando com o passar do tempo. É preciso entender essa constante mudança e principalmente avaliar e interpretar o que de fato serve para o seu negócio.
Para debater sobre o assunto e entendermos um pouco mais sobre esse cenário, o Marcão, CEO da 8D Pro, convidou o Edney Souza. Conhecido no mundo digital como Interney, ele é Diretor Acadêmico na Digital House Brasil, organizador da Social Media Week São Paulo, e editor do blog WordPress.com Brasil.
Como o uso da tecnologia no marketing vêm se revolucionando com o passar dos anos?
A tecnologia se tornou uma ferramenta de commodity. Não podemos mais dizer como dizíamos na década de 80 por exemplo, que esse é um diferencial competitivo. Hoje podemos afirmar que estar atendo às mudanças e principalmente ao comportamento do consumidor é o básico da sua estratégia.
É por essa razão que as marcas precisam estar alinhadas a essa realidade e fornecer os recursos necessários para que o usuário tenha cada vez mais a comodidade que está buscando.
Como a tecnologia pode ajudar o mercado?
Com o apoio da tecnologia é possível falar com o mundo inteiro, e interagir com o mercado de maneira segmentada e estratégica.
Segundo dados divulgados pela empresa de inteligência SEMrush, no Brasil, mais de 50% de todo o tráfego no site de buscas são feitos através do smartphone e, ao todo, apontam um crescimento de 9,5%. Em média, o tamanho do público conectado aumenta entre 5% e 7% ao ano nos países analisados.
Porém, é preciso ter consciência de que ferramentas sozinhas não vão resolver problemas, bons profissionais precisam estar envolvidos . A base estratégica parte de pessoas, as ferramentas são um auxílio para que o processo seja otimizado e reduza falhas.
A tecnologia é, portanto, um meio de conectar pessoas e negócios. Bons profissionais operando boas ferramentas tendem a ter resultados surpreendentes.
Quem muda mais: o mercado ou o consumidor?
O consumidor muda mais porque alguns mercados tendem a acelerar essa transformação. Esse é um processo cíclico em que o consumidor demanda o mercado a medida que o mercado muda.
É o caso do delivery, por exemplo. O fato da comida ser facilmente entregue em casa faz o consumidor querer que outros nichos de mercado também ofereçam esse serviço.
Como as empresas podem evoluir para serem mais flexíveis no mundo do marketing digital?
O mercado, os consumidores e as estratégias tendem a cada vez mais serem impactados por mudanças e para sobreviver à esse turbilhão de novidades é preciso abrir a mente e estar aberto ao novo.
Entender que o comportamento do usuário deve ser levado em consideração em primeiro lugar é um ótimo primeiro passo.
O ambiente digital facilita a vida do usuário desde a eficiência em pedir um almoço com poucos cliques a até mesmo assinar um contrato sem precisar sair de casa. Ter na política da empresa que processos devem ser ágeis e otimizados para o usuário é uma grande evolução.
Quais são as recomendações para estar inserido nessa realidade?
Abandone suas certezas e estude sempre. Não existe uma só ferramenta, é preciso ser omnichannel: estar em vários canais. Por outro lado, o principal desafio é manter tudo isso integrado.
Além disso, só é possível dizer que um método não dá certo depois de testar e validar.
Por fim, não existe uma receita de bolo para tudo, é preciso entender o seu cenário e a cultura dos seus consumidores. Nenhuma metodologia dará certo se não for inserida à realidade do seu nicho. É por isso que agências de Marketing Digital partem de um estudo criterioso e aprofundado em cada mercado. Para que desta forma, sejam aplicadas metodologias avançadas e de performance para cada empresa.
Se você gostou desse post e quer entender melhor sobre a realidade do seu negócio e como usar a tecnologia ao seu favor, nós temos uma consultoria especializada para traçarmos juntos o melhor caminho. Clique aqui e fale com o nosso time.
Acompanhe o Interney nas Redes Sociais:
Linkedin | Instagram | Facebook