
Como utilizar o Instagram para empresas
O Instagram para empresas é um excelente recurso para otimizar as vendas e dar visibilidade a marca. Confira como usá-lo!
Por que usar o Instagram para empresas? A resposta está em uma pesquisa realizada pela Omnicore. De acordo com esses números, a rede social tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. Desses, 200 milhões visitam, no mínimo, um perfil de negócios por dia. Já o alcance de uma publicidade no Instagram é de 928 milhões de usuários.
Esses números são surpreendentes e mostram que os negócios precisam estar presentes nessa mídia social. Quer aprender como utilizá-la? Neste artigo, apontamos as melhores estratégias. Acompanhe!
Quais estratégias usar no Instagram para empresas?
O Instagram para empresas (Instagram for business) é um modelo do aplicativo cheio de funções e recursos voltados para as necessidades dos negócios. Por exemplo, pode-se criar anúncios para o feed de notícias de usuários e mensurar o desempenho da campanha.
Porém, para ter sucesso com essa ferramenta, é necessário conhecer algumas estratégias eficientes. A seguir, elencaremos algumas delas.
Crie um perfil
O primeiro passo é criar uma conta e personalizá-la de acordo com a identidade do negócio. Entre as ações mais importantes, estão:
- nome de usuário — o ideal é usar o mesmo nome já utilizado em outras redes sociais. Dessa forma, o público encontra a marca com mais facilidade;
- descrição explicativa — faça uma breve descrição do negócio e insira hashtags que sejam parceiras da empresa;
- foto — coloque o logo da marca;
- siga perfis — seguir contas de empresas e profissionais do mesmo segmento, bem como de clientes, aumenta a visibilidade do negócio;
- divulgue o perfil — anuncie, nas outras redes sociais, que a marca está presente no Instagram.
Trace metas
Para que o perfil no Instagram gere resultados para a empresa é necessário criar metas estratégicas. Do contrário, as ações ficam mal direcionadas, difíceis de serem mensuradas e aprimoradas. Alguns exemplos de boas metas, são:
- atrair talentos profissionais;
- estabelecer conexão com influenciadores;
- melhorar a visibilidade da marca;
- elevar as vendas;
- aumentar o tráfego do blog ou site;
- aproximar-se dos clientes.
Depois da definição do objetivo, o próximo passo é definir um prazo para a avaliação dos resultados. Um limite razoável é de um mês, mas pode variar de acordo com as necessidades do negócio.
Produza conteúdos
A produção de conteúdo deve seguir um calendário editorial para alcançar resultados positivos para a empresa. Não é recomendável realizar postagens em excesso e nem passar um longo tempo sem apresentar um novo conteúdo.
O segredo é fazer testes em dias e horários diferentes. Depois de cada postagem, é necessário conferir resultados, como: interações, visualizações, cliques e compartilhamentos.
Quanto maior for o desempenho de uma postagem em um determinado dia e horário, significa que esse período pode fazer parte do calendário editorial.
Outro detalhe para ficar atento é o estilo, linguagem e tema dos conteúdos. Esses três pontos serão direcionados pela cultura da marca e o perfil do público-alvo. Fazendo assim, os conteúdos publicados terão um alto poder de engajamento e darão visibilidade para a empresa.
Construa uma identidade
Uma das maiores dificuldades dos negócios é criar uma identidade visual diferente de outras contas comerciais do Instagram. Para conseguir esse objetivo, deve-se entender qual imagem se quer passar para os consumidores.
Nesse caso, está envolvido a escolha das cores, do layout, dos conteúdos e até das hashtags do perfil. Vale aqui a mesma dica dada no tópico anterior: o direcionamento virá da cultura da marca (valores, crenças, propósito etc.) e do perfil do público-alvo.
Quando são esses os ingredientes que movem a estratégia do Instagram, o negócio consegue, por exemplo, falar de assuntos que interessem os seus clientes, em vez de apenas postar produtos, serviços e promoções.
Explore a criatividade
Algo que o Instagram permite com generosidade é a criatividade. Afinal, existem inúmeras maneiras de tornar uma publicação mais interessante e diferenciada, por exemplo:
- legendas que instiguem a curiosidade do usuário;
- combinações de fotos e vídeos;
- uso do recurso stories para contar uma história inspiradora;
- a contribuição de influenciadores;
- interação próxima com os clientes.
Com o tempo, a empresa personaliza sua estratégia no Instagram e consegue firmar a sua imagem perante o público e outros negócios.
O importante é ingressar na rede social — uma vez que os consumidores estão cada vez mais engajados com ela. Dessa forma, o seu negócio decolará em vendas e outros resultados comerciais.
O que achou de nosso artigo? Entendeu como utilizar o Instagram para empresas? O que acha de firmar uma parceria com especialistas em marketing digital?