Posted on / by Rafaella Teixeira / in Marketing

Quando contratar uma agência de marketing digital?

Como você já deve saber, um bom planejamento de marketing digital, aliando estratégias e ferramentas que promovam a visibilidade da marca, produto ou serviço, e estimulem o engajamento do público-alvo, é fundamental para alavancar os negócios e se manter presente onde o cliente em potencial está inserido: o meio digital.

Torna-se igualmente importante entender em qual momento se deve contratar uma agência nessa área e também avaliar se de fato isso é necessário para alcançar os resultados desejados.

A seguir, listamos alguns pontos para a sua empresa analisar se chegou a hora de contratar uma agência de marketing digital.

1. Não tem ajuda e, muito menos, tempo

Um das estratégias de marketing digital é o marketing de conteúdo, que compete à produção de conteúdo único, relevante e de qualidade para o cumprimento do calendário editorial. Ele deve, obviamente, estar adequado a persona, mantendo sempre a sinergia entre os valores e a mensagem que a empresa quer passar.

Respeitar a fluidez do calendário editorial é fundamental para alcançar resultados. Tudo é planejado com base em frequência, assunto, público-alvo e canais. As campanhas devem necessariamente “conversar” entre elas. E quando você percebe que sequer conseguiu cumprir o calendário de uma semana, está na hora de pedir ajuda.

2. Quer alguém especializado sem ter que montar equipe

Ninguém é bom em tudo. o Fato é que, cada vez mais, os profissionais estão se especializando em outras áreas de atuação e se tornando multitarefas, pois o mercado atual exige isso. Mas conhecer um pouco sobre muitas coisas não confere especialidade ao profissional. Ao contrário, ele adquire conhecimento raso em muitas competências e nenhum aprofundamento.

Um gerente de marketing, por exemplo, já está sobrecarregado com as inúmeras responsabilidades, atuando, inclusive, externamente. Atribuir mais uma função a esse profissional seria um tiro no pé, podendo ocasionar em queda de desempenho em uma das duas funções ou em ambas.

Outro ponto importante é o foco. Em uma agência de marketing digital, todos os profissionais estão focados em suas funções durante o tempo inteiro:

  • Se um analista produz conteúdo, ele fica focado apenas nessa função.
  • Quando o analista de métricas analisa resultados, ele está o tempo todo checando informações.
  • Se o analista de mídias sociais desenvolve campanhas, ele fica voltado para isso.

São muitos profissionais envolvidos em diversas funções que exigem foco, conhecimento, estratégias e dedicação de tempo.

Além disso, os profissionais de agência de marketing digital já possuem a expertise de campanhas anteriores e conseguem definir quais ações são mais adequadas para o seu tipo de negócio e como será o desempenho. Nada é feito com base em previsões, mas, sim, com base em experiências anteriores e estudos de tendências de mercado.

3. Qualificação, know-how ou expertise em análise de resultados

Mais do que medir os resultados de uma ou mais campanhas, é preciso saber o que fazer com eles. Os números sozinhos não tomam ações e nem decisões e não basta apenas ter ciência de que uma campanha está indo bem ou mal.

É, portanto, fundamental que um gestor de marketing digital analise os resultados e saiba decidir e/ou direcionar – ou redirecionar – de forma inteligente a verba da campanha.

4. Não alcança bons resultados

A dificuldade em alcançar bons resultados é sem dúvida um motivo e tanto. Quando você se pergunta: “por que a minha campanha está indo mal” ou “por que não consigo alcançar o meu público-alvo?”, definitivamente, é a hora de considerar a ajuda profissional de uma agência de marketing digital.

Por fim, avalie como os pontos listados ao longo do texto impactam no seu negócio e no seu dia a dia. Caso seja a hora de contratar uma agência de marketing digital leia nosso artigo sobre como escolher uma agência para auxiliar o seu negócio.

Tags:

Deixe uma resposta